Isso não é piada

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vamos relaxar que tudo não passa de uma grande piada...
Só esqueceram de me avisar quando era para rir. 

Escuto gente por aí falando que piada não tem limite. Que humorista tem carta branca para falar o que quiser. Há quem diga que piada não ofende. Só que, espera um minuto... Ela me ofendeu!

As piadas são a forma de enxergarmos mais claramente os esteriótipos que a nossa sociedade criou. Loira burra... quem não conhece algumas, né? De um lado é um comediante fazendo piada com grávida, ofendendo-a diretamente. Do outro lado, outro comediante falando para alguém come-lo para ele ficar "protegido". Bem, se essa piada é permitida, para mim, ela não tem graça. Qual a graça de ofender alguém, afinal? A graça de se sentir superior não pelo seu esforço, mas pelo fracasso alheio? A graça de fazer alguém descer alguns degraus só pra você ganhar impulso?

Dizem que eu exagero, que piada é só piada, que o politicamente correto agora virou moda. Só que se comediante não tem limite, vamos todos fazer piada e deixar o mundo afundar. Quando você faz uma piada para um grupo de amigos, ela pode ter um pouco mais de veneno. Você conhece a pessoa que está escutando, você sabe que ela não vai entender de maneira erra (ou supostamente sabe). A questão é que quando você fala para uma massa, uma piada torna-se uma verdade. Uma mentira, mas repetida tantas vezes, com tantas gargalhadas nas entrelinhas, que as pessoas passam a se perguntar "bem, se ele pode falar isso, por que eu não posso?"

Podem me chamar de careta e antiquada o quanto quiserem, piadas que representam uma falta de respeito sem tamanho formam preconceito e eu sou contra qualquer tipo de preconceito. Então, não esperem que eu seja público de comediantes que acham que podem fazer piadas da dor dos outros. Então, não esperem que eu esteja na primeira fileira aplaudindo um humor negro. Eu não irei aplaudir nem me calar. Eu vou criticar. Por que se pelo menos uma pessoa parar de rir dessas piadas, eu já fico feliz.

Se fosse você que pudesse morrer a qualquer instante somente por ser gay, se fosse você que fosse ofendida em rede nacional, se fosse você que se sentisse menosprezado por qualquer piadinha infeliz, você iria levantar bandeira contra esse comediante. Eu levanto bandeira contra esse tipo de humor, que ofende e acham que não tem limite. Humor tem limite!

Essa piada não teve graça. 

0 comentários:

Postar um comentário