Deixa que a minha roupa eu mesma tiro!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Uma das frases que mais me irrita é uma das que eu mais escuto: "Adora falar que mulher não é só peito e bunda, mas vai pras ruas mostrar o peito e a bunda". 

Fiquei pensando em qual seria a razão para a nudez feminina ser motivo de tanta revolta. Então percebi que o problema não é a mulher estar pelada. 


A grande questão não é uma mulher mostrar os seios. Não há problema nenhum em uma mulher, no Brasil, deixar os seios de fora. A problemática está no motivo pelo qual isso acontece. Tenho visto na internet várias reclamações sobre a forma de protesto da "Marcha das Vadias" e o foco das críticas é no fato das mulheres não se darem ao respeito e ficarem peladas no meio da rua. "Que falta de vergonha na cara!". A mulher está lá para gritar para todos esses hipócritas do nosso cotidiano que o corpo é dela, que ela sente calor também, que ela não é inferior, que ela não vai ficar calada, que ela vai lutar! É aí que está o problema.

A reclamação vêm criticando a ausência de vestimenta, mas, na verdade, quer dizer: "Você não pode ficar pelada quando deseja, na frente de quem quer! Afinal, o seu corpo não é seu... é NOSSO!" A sensação que tenho é que eu posso fazer tudo, desde que eu não grite aos sete cantos da terra que estou fazendo por mim e não pelos outros. Explicarei. Nossa sociedade quer ver peito de mulher. Globeleza no intervalo do desenho do seu filho? Pode! Mulher desfilando pelada no carnaval? Pode! Filme da Bruna Surfistinha ser quase um filme pornô? Pode! (não estou criticando nada disso, adoro carnaval e me amarro no filme da Bruna Surfistinha). Só que agora, amamentar em público? Que descarada, vadia, sem noção! Por que ficar mostrando esses peitos murchos? E ir para as ruas mostrar os peitos? Pra que?? Vai arrumar uma louça pra lavar que é o melhor que você faz! 

Crescemos com a noção de que o homem tem total posse sobre seu corpo, mas a mulher mal tem o direito de dizer "não". Quantas vezes ouvi comentários na praia, acerca de mulheres sem a parte de cima da roupa de banho, que diziam: "Ah, também odeio marca de biquíni" ? Eu sei essas mesmas pessoas criticam se passarem pela rua duas quadras depois da praia e encontrarem com uma mulher só de biquíni. Por que a nudez na praia pode? 

Então eis a conclusão: Todos querem ver mulher pelada. 

Mulher pelada faz sucesso, dá audiência, excita. Mulher pelada é propaganda, vende mercadoria, traz turistas. Mulher pelada é uma maravilha. Mulher pelada, entretanto, tem que se despir para um público que quer ver pele, não roupa. Mulher pelada tem que estar despida por que a despiram. Mulher tirar a própria roupa? Nunca! É essa a questão. Mulher não pode estar pelada para si. Afinal, mulher não tem que querer nada, tem apenas que satisfazer essa sociedade machista na qual vivemos, certo? Errado. Mulher tem que estar da forma que quiser. Burca, shortinho ou com os seios de fora. Mulher tem que aprender a se despir e impedir que os outros arranquem suas roupas. 


1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Perfeito!

Postar um comentário